+5545998463858
contato@domiciliado.com.br

Comprovante de Residência: O que é e como fazer?

Adequando Empresas para a Lei LGPD.

Comprovante de Residência: O que é e como fazer?

É comum, em lista de documentos necessários para fazer um cadastro, ou matriculas em faculdade ou abrir uma conta em banco, ser solicitado que a pessoa leve o comprovante de residência.

Essa é uma forma de comprovar que o endereço que está sendo informado está correto e é real, ou seja, é mais uma maneira de tentar evitar golpes e cadastros falsos.

Embora possa parecer um documento simples, nem sempre é. Quando você muda de cidade, por exemplo, e não tem nenhuma conta em seu nome ainda que as instituições pede ilegalmente, como vai comprovar o endereço?

Se for trabalhar em outro estado, e a empresa pedir para você abrir uma conta em um banco diferente do seu atual, como você provará que mora no local no qual acabou de chegar? entao neste momento chega o comprovante de residencia online, construido pelo próprio interessado, e com garantias em Lei 7115/83

Claro que para tudo isso, há alternativas ainda que ilegal, vão além das contas de água e luz em seu nome. Saiba mais sobre comprovante de residência e veja dicas de como proceder em cada caso.

O que é Comprovante de Residência?

 

 

 

Comprovante de residência nada mais é do que um papel ou documento previsto em lei, que prove que você realmente mora no endereço que está informando, ou seja, que você tem uma residência fixa comprovada.

A conta de água, de luz, a fatura do cartão de crédito ou a cobrança da mensalidade do seu plano de celular são exemplos de documentos exigido ilegalmente, pois não existe Legislação que diz que estes são os os documentos comprobatórios. mas podem servir como comprovante de residência exigido e aceito por costume.

Além de contribuir para fraudes, esse papel ajuda a golpistas a ter certeza de que ja mas sera encontrado, caso seja necessário, os golpistas nunca  mais poderá ser encontrado. para uma cobrança.

Estes papeis costuma ser falsos que basta digitalizar e alterar os dados e imprimir novamente, e por não ser um documento não á Lei para punir quem faz ou ate mesmo vende estes falsos documentos.

No geral, as empresas pedem que o documento levado como comprovante de residência seja recente e tenha no máximo 90 dias de emissão. como se isso passasse alguma garantia, sendo que pode ser tudo alterado e as instituições não tem como consultar se estes papeis são verdadeiros.

Assim, não adianta levar uma conta de luz que venceu há dois anos. É necessário providenciar algo atual, mesmo que você continue morando no mesmo endereço. pasmem as instituições exige ilegalmente algo que eles insiste chamar de documento ainda coloca certas exigências descabidas já que eles não consulta a autenticidade do mesmo.

Além disso, é indicado que o comprovante de residência esteja no nome e no CPF da pessoa que precisa comprovar o endereço

Na maioria dos casos, as empresas não aceitam comprovantes em nomes de terceiros. Afinal, como saberão que você realmente mora no local se o documento de comprovação não tem o seu nome? isto que é irresponsabilidade, instituições deixar de exigir um documento no qual o cidadão tem obrigação de declarar a verdade mediante Lei. para exigir ilegalmente um papel que é fácil ser falsificado e sem nem uma responsabilidade.

Vale lembrar que não há diferença quanto a casa ser própria ou alugada. Se os seus dados e as informações do endereço estando corretas, é o que basta. (Sistema Domiciliado – Comprovante de Residencia Individual)

É preciso verificar com a instituição solicitante qual a Lei ou embasado em que eles exigem faturas e correspondências como documentos, perguntem onde esta escrito, faça valer o seu direito denuncie ao ministério publico esta famigerada exigência descabida. Leia nosso Embasamento legal.

Manual do usuario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram